quinta-feira, 29 de dezembro de 2011


UAB/CARAÚBAS DISPONIBILIZARÁ VAGAS PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA À DISTÂNCIA

| 29 de dezembro de 2011 | 
O Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do município de Caraúbas/RN, através da Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA), disponibilizará 25 vagas para o Curso de Licenciatura em Matemática à Distância.

Desse total, 03 são através da Plataforma Freire e 22 mediante a demanda social (ENEM). Os interessados devem estar atentos às inscrições que acontecerão no período de 1º a 29 de janeiro de 2012. Outras 75 vagas serão oferecidas em mais três Pólos. Veja: 


domingo, 25 de dezembro de 2011


Futebol do Flamengo surgia há 100 anos. Na noite de Natal

sáb, 24/12/11
por gm marcelo |
categoria flamengo
Vinte e quatro de dezembro de 2011. Uma data especial para o Flamengo e seus torcedores. Há exatos 100 anos, na véspera do dia de Natal de 1911, o futebol do clube mais popular do Brasil era criado. O Clube de Regatas do Flamengo nasceu em novembro de 1895 como uma agremiação voltada para a prática do remo. O futebol só chegaria ao clube já após a primeira década do século XX.
Em 2 de outubro de 1911, nove jogadores do Fluminense, insatisfeitos com a direção do clube após um desentedimento sobre a escalação do time, decidiram deixar o Tricolor. E apresentaram ao Flamengo uma proposta para a criação de uma seção de futebol, a primeira modalidade do departamento de “esportes terrestres”. Sugestão que foi aprovada em uma assembleia realizada na noite de Natal daquele ano.
Os nove pioneiros foram: Alberto Borgeth, Armando de Almeida, Emmanuel Nery, Ernesto Amarante, Gustavo de Carvalho, Lawrence Andrews, Orlando Sampaio Mattos, Othon Baena de Figueiredo e Píndaro de Carvalho.
Foram necessários ainda cinco meses para que aquele grupo, reforçado por outros jogadores convidados a integrar a nova equipe de futebol da então capital federal, entrasse em campo. E a estreia mostrou que aquele time tinha grande potencial. Uma goleada de 16 a 2 sobre o Mangueira, pelo Campeonato Carioca, no estádio da Rua Campos Sales. Gols de Gustavo de Carvalho (cinco), Ernesto Amarante (quatro), Alberto Borgeth (quatro) e Armando de Almeida (um).
Em 13 jogos, o Flamengo obteve nove vitórias, dois empates e duas derrotas. E ficou com o segundo lugar, atrás do Tricolor, que venceu o primeiro Fla-Flu (3 a 2). No segundo turno, deu Flamengo: 4 a 0.
Foto: Flaestatística.com

terça-feira, 20 de dezembro de 2011


Conmebol altera a ordem dos jogos dos grupos pares da Libertadores

Corinthians, Fluminense e Flamengo (se passar pela pré) são afetados

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro
A Conmebol divulgou na noite desta segunda-feira a terceira versão da tabela de jogos da fase de grupos da Taça Libertadores. Todos os  grupos pares tiveram a ordem de suas partidas alterada pela entidade. Desta forma, Corinthians (grupo 6), Fluminense (grupo 4) e Flamengo (se passar pelo Real Potosí, na fase preliminar, vai integrar o grupo 2) têm agora um novo caminho a percorrer.
tabela libertadores 2012  (Foto: arte esporte)
O Corinthians, que estrearia contra o Nacional-PAR na capital paulista, agora vai fazer sua primeira partida contra o Deportivo Táchira, na Venezuela. Já o Fluminense, que jogaria pela primeira vez contra o Boca Juniors, no Engenhão, passa a fazer sua estreia contra o vencedor do confronto preliminar 1 (Arsenal-ARG ou Sport Huncayo-PER), também no Rio.
Se passar pela fase prévia, o Flamengo estreia na fase de grupos em jogo na Argentina, contra o Lanús. Antes, a estreia prevista era contra o Emelec-EQU, no Rio.
Pré-Libertadores:
25/01 - Real Potosí (BOL) x Flamengo
01/02 - Flamengo x Real Potosí (BOL)
25/01 - Inter x Once Caldas ou Millinarios (COL)
01/02 - Once Caldas ou Millonarios (COL) x Inter
Fase de grupos:
Grupo 1 - se o Inter passar da pré-Libertadores
Bolívia 2 x Santos
Inter x Juan Aurich (PER)
Santos x Inter
Juan Aurich (PER) x Santos
Inter x Bolívia 2
Santos x Juan Aurich (PER)
Bolívia 2 x Inter
Santos x Bolívia 2 (aparentemente, o correto seria Inter x Santos)
Santos x Bolívia 2
Juan Aurich (PER) x Inter
Grupo 2 - se o Flamengo passar da pré-Libertadores
Lanús (ARG) x Flamengo
Flamengo x Emelec (EQU)
Flamengo x Olimpia (PAR)
Olimpia (PAR) x Flamengo
Emelec (EQU) x Flamengo
Flamengo x Lanús (ARG)
Grupo 4
Fluminense x Arsenal (ARG) ou Sport Huncayo (PER)
Boca Juniors (ARG) x Fluminense
Fluminense x Zamora (VEN)
Zamora (VEN) x Fluminense
Fluminense x Boca Juniors (ARG)
Arsenal (ARG) ou Sport Huncayo (PER) x Fluminense
Grupo 5
Vasco x Nacional (URU)
Vasco x Alianza (PER)
El Nacional (EQU) ou Libertad (PAR) x Vasco
Vasco x El Nacional (EQU) ou Libertad (PAR)
Alianza (PER) x Vasco
Nacional (URU) x Vasco
Grupo 6
Deportivo Táchira (VEN) x Corinthians
Corinthians x Nacional (PAR)
Cruz Azul (MEX) x Corinthians
Corinthians x Cruz Azul (MEX)
Nacional (PAR) x Corinthians
Corinthians x Deportivo Táchira (VEN)

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PROGRAMAÇÃO DO MENGÃO


Preparador garante Fla com fôlego e em boa forma contra o Real Potosí

Antônio Mello afirma que antecipação da viagem à Bolívia vai garantir a adaptação dos jogadores aos 4.000 metros acima do nível do mar

Por Richard SouzaRio de Janeiro
antonio mello luxemburgo flamengo treino (Foto: Richard Fausto / Globoesporte.com)Mello e Luxa vão ter 22 dias de trabalho com o
grupo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Serão 22 dias em busca de fôlego. O Flamengo vai precisar de ar para não ficar pelo caminho na primeira fase da Libertadores da América. O time estreia no dia 25 de janeiro, contra o Real Potosí, em Potosí. Jogo a 4.000 metros acima do nível do mar. No próximo dia 3, o grupo rubro-negro volta aos treinos no Ninho do Urubu e viaja no dia seguinte para Londrina. No interior paranaense, serão 11 dias de treinos físicos, técnicos e táticos. A pré-temporada vai continuar na Bolívia. Do dia 17 até a véspera do jogo, a preparação ocorrerá em Sucre, cidade que fica a 164 km do local do confronto, numa altitude de 2.800 metros.
O preparafor físico Antônio Mello diz que é tempo suficiente para a adaptação dos jogadores. Segundo ele, a antecipação da viagem àquele país será fundamental para que os efeitos sejam minimizados. Ele assegura que os jogadores estarão perto da forma física ideal para a partida.
- O tempo é suficiente para colocarmos os jogadores perto do condicionamento ideal. O Vanderlei (Luxemburgo) programou dois amistosos em Londrina (um deles contra o Londrina) e deve fazer um jogo-treino em Sucre. Não podemos confundir aclimatação com adaptação. Para a aclimatação, seria preciso passar 20 dias na Bolívia. O que faremos nesses dias é adaptar os jogadores às condições da altitude. Os treinos serão bem específicos e vamos medir o desconforto respiratório, faremos um trabalho anaeróbio, atividades com bola o mais próximo possível das condições de jogo. Vou fazer a identificação da velocidade da bola, dos atletas, da recuperação respiratória. O jogo será a 4.000 metros de altitude e vamos treinar a quase 3.000. É muito próximo. Alguns clubes preferem chegar lá muito em cima do jogo, mas acho perigoso.
Os treinos serão bem específicos e vamos medir o desconforto respiratório, faremos um trabalho anaeróbio, atividades com bola o mais próximo possível das condições de jogo. Vou fazer a identificação da velocidade da bola, dos atletas, da recuperação respiratória."
Antônio Mello
Em 2011, a preparação do Flamengo também ocorreu em Londrina. A diferença é que 2012 começa com uma decisão. Mello terá de aprontar o time mais rápido.
- Este ano, aproveitamos os primeiros jogos do Carioca para colocar o grupo em forma. Agora, será um pouco diferente. Mas a bola vai entrar nos treinos físicos logo no princípio. Trabalhamos assim há 30 anos.
O time boliviano foi adversário rubro-negro na Libertadores de 2007. A chegada da delegação ocorreu dois dias antes da partida de ida, e os jogadores sofreram com o ar rarefeito. Apesar do problema, conseguiram um empate heroico. Depois de sofrer dois gols, o time buscou a igualdade. No Rio, vitória rubro-negra por 1 a 0 no Maracanã.

Em 2009, com o Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo também enfrentou o Real Potosí na primeira fase da Libertadores. O Alviverde ficou em Sucre, chegou à Bolívia no sábado e jogou na quarta-feira seguinte em Potosí. Os paulistas venceram por 2 a 0 e se classificaram. Na ocasião, no entanto, aquele era o jogo de volta. Na ida, em São Paulo, vitória por 5 a 1.
Férias sem regras, mas com moderação
Por conta da Libertadores, o Flamengo vai estrear no Carioca, dia 21, contra o Bonsucesso, com um time reserva. O jogo contra o Postosí, o segundo do ano, já será decisivo. Mello explica que os jogadores não chegaram a receber uma cartilha da comissão técnica, mas foram aconselhados a aproveitar o tempo livre de forma moderada.
- Todos foram liberados para curtir a vida, não foi um ano fácil, inclusive emocionalmente. Os jogadores passaram por muita pressão para conquistar a vaga na Libertadores. Mas é claro que todos foram avisados e sabem que não podem exagerar, precisam saber que têm limites, são atletas.
Programa especial para Alex Silva, Luiz Antonio e Maldonado
alex silva flamengo   (Foto: Ivo Gonzalez /Globo)Alex Silva já passou por cirurgias nos joelhos
(Foto: Ivo Gonzalez /Globo)
O preparador explica que três atletas têm de dividir as férias entre lazer e treinos. O zagueiro Alex Silva e os volantes Luiz Antonio e Maldonado seguem um programa de exercícios físicos de fortalecimento muscular.
- São três jogadores que passaram por cirurgias na carreira e necessitam de musculação ou fisioterapia. Alex Silva e Maldonado precisam fortalecer a musculatura da perna por terem operado joelho. O Luiz Antonio faz fisioterapia diariamente por conta das cirurgias nos ombros.

Além do trio, Darío Bottinelli realiza musculação durante as férias na Argentina. No caso dele, o problema foi uma fratura no pé esquerdo, sofrida em outubro. Segundo o médico José Luiz Runco, ele deve iniciar a pré-temporada com o grupo normalmente.
O jogo de volta entre Flamengo e Real Potosí será em 1º de fevereiro, no Rio. O classificado vai entrar no Grupo 2 da Libertadores, que tem Emelec, do Equador, Lanús, da Argentina, e Olimpia, do Paraguai.
Programação da pré-temporada do Fla:
Dia 3 de janeiro – Reapresentação no Ninho do Urubu às 9h;
Dia 4 - treino em dois períodos no Ninho do Urubu e viagem para Londrina à noite;
De 5 a 15 - Treinos no CT da SM Sports e realização de dois amistosos (Londrina e Corinthians – este último ainda depende de confirmação);
15 - Delegação deixa Londrina, segue para Guarulhos e ficará hospedada perto do aeroporto;
16 - Treino no CT do Corinthians e viagem no fim do dia para Santa Cruz de La Sierra;
17 - Grupo viaja para Sucre;
17 a 25 - Treinos até o dia do jogo e viagem a Potosí horas antes do confronto. A delegação volta depois da partida para Sucre;
26 - Viagem para Santa Cruz de La Sierra e retorno ao Rio.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Assista a vídeos com cinco listas da competição nacional TOP 5 do BRASILEIRÃO

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro
Durante o Brasileirão, a cada rodada o GLOBOESPORTE.COM elegeu um Top 5 com os gols mais bonitos, as defesas mais espetaculares, os dribles mais desconcertantes, as entradas mais violentas... Com o término do campeonato, chegou a hora de fazer uma lista final dos cinco mais em cada categoria. Confira abaixo os vídeos.
 
Os cinco gols mais bonitos
Golaços inesquecíveis foram marcados no Brasileiro, e prova disso é que o primeiro gol de Neymar em Flamengo 5 x 4 Santos foi selecionado para concorrer ao gol mais bonito do ano em eleição promovida pela Fifa. Também em jogadas individuais, os são-paulinos Lucas e Dagoberto entraram na galeria de arte da competição. Sem dribles, mas com apenas uma pedalada fatal, os centroavantes Fred (Fluminense) e Leandro Damião (Inter) acertaram belas bicicletas e entraram na lista.
 
Os cinco dribles mais desconcertantes
Se o Campeonato Brasileiro foi marcado pelo equilíbrio, a disputa pelo drible mais desconcertante foi tão parelha quanto. Ronaldinho Gaúcho, Lucas, Neymar, Deco e Rafinha conseguiram integrar essa seleção. Os dois primeiros levantaram as torcidas de Flamengo e São Paulo com humilhantes canetas. O santista, o tricolor e o coxa-branca aplicaram chapéus inesquecíveis, assinando verdadeiras obras-primas.
 
As cinco defesas mais espetaculares
Foram 1.017 gols no Brasileirão. E poderiam ser mais, não fossem alguns vilões impedindo que as bolas parassem no fundo da rede. Em alguns casos, fizeram isso com estilo e alto grau de dificuldade. Na lista das maiores defesas do campeonato, há dois goleiros consagrados: o eterno ídolo tricolor Rogério Ceni e o alvinegro Jefferson. Três goleiros que buscam consolidar o nome no cenário nacional integram a lista: o coxa-branca Vanderlei, o atleticano Renan Ribeiro e o colorado Muriel.
 
Os cinco gols mais perdidos
O campeonato terminou no domingo, mas muitos torcedores ainda devem estar reclamando daquele pontinho perdido aqui, de uma chance inacreditável ali... Resultados poderiam ter sido diferentes caso os artilheiros não tivessem pisado na bola. Mas quem é fã do Inacreditável Futebol Clube certamente se divertiu com gols perdidos por Deivid, Loco Abreu, Anselmo Ramon, Rafael Santos e Elton. As reações às vezes também são engraçadas: uns mostram expressão de vergonha, e outros se revoltam, abusando de gestos e palavrões.
 
As cinco entradas mais violentas
Nem só de gols e jogadas bonitas é feito o Brasileirão. Houve quem ficasse marcado negativamente. Os flamenguistas Gustavo e Airton, com um soco e uma cotovelada, respectivamente, entraram para a seleção dos botinudos. Anselmo Ramon, do Cruzeiro, deu um carrinho capaz de derrubar dois adversários ao mesmo tempo. Hélder, do Bahia, acertou praticamente um golpe de artes marciais em Thiago Neves. E Bolívar foi autor de uma solada responsável por tirar Dodô dos gramados por seis meses.