O Campeonato Brasileiro era Copa João Havelange, a Série A se chamava “Módulo Azul” e o Botafogo jamais havia sido rebaixado para a Série B. Sob o comando de Antônio Clemente, os gols dos zagueiros Sandro e Dênis, e do atacante Donizete deram a vitória ao Glorioso sobre o Flamengo por 3 a 1, com Petkovic descontando para os rubro-negros. A partida, disputada em 7 de outubro de 2000 marcou o último triunfo do Botafogo no clássico pelo principal campeonato nacional. Desde então, são 19 confrontos sem que o Fla saiba o que é perder, com oito vitórias e 11 empates.
Com a maior invencibilidade atual em clássicos pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo terá, neste sábado, a oportunidade de se aproximar do recorde do Palmeiras. O Verdão detém o maior tabu da história da competição em clássicos, com 25 jogos de invencibilidade sobre o São Paulo de 20 de fevereiro de 1974 a 2 de setembro de 2000, quando perdeu por 3 a 0 para o Tricolor. Durante o período foram 11 vitórias palmeirenses e 14 empates.
O maior equilíbrio entre rivais que disputam a Série A atualmente fica por conta de Sport e Náutico, que duelam no domingo, valendo a permanência do Rubro-negro na elite. Foram seis jogos de invencibilidade do Leão entre 1973 e 1977. Por outro lado, o Timbu não perde desde 2008, ou seja, há quatro partidas para o rival. Confira os maiores tabus em vigor e veja também os recordes de invencibilidade dos clássicos regionais pelo Brasileirão. (A relação foi feita apenas com os times que integraram a Série A em 2012)::



